JUSTIÇA: QUAL A COISA CERTA A FAZER?
JUSTIÇA!
Universidade de Harvard oferece curso gratuito sobre justiça. Link do curso no fim do texto.
Podemos elencar inúmeros conceitos do que vem a ser justiça, mas todos continuarão abstratos. Durante toda história da humanidade esse questionamento esteve presente e muitos nomes importantes da filosofia afirmaram seu ponto de vista tentando conceituar a questão prática mais do que simplesmente o termo. No entanto, o questionamento continua.
O que é justo? Qual a coisa certa a fazer? Devemos focar na satisfação da maioria? E as minorias? Quando o Estado deve ou não intervir?
♦Imagine que uma mulher aceite ser "barriga de aluguel" de um casal, eles ficam felizes, acompanham toda gravidez e pagam as eventuais despesas, mas quando a criança nasce a mulher se afeiçoa e decide ficar com o bebê. Pensando na ideia de justo; de quem é o direito?
♦Imagine que você dirige um carro e os freios param de funcionar, mas na sua frente há um penhasco e a única forma de parar o veículo é chocando-se contra um grupo de pessoas a direita ou um homem a esquerda. Talvez você pense que é melhor matar apenas um homem do que várias pessoas. Por que a vida dele valeria menos? E se ele manter sozinho três filhos que o esperam em casa?
♦Imagine que alguns homens são convocados para guerra, mas os que não quiserem ir podem pagar a outros para ir em seu lugar. Pensando na ideia de justo ou não; isso não seria colocar preço na vida humana? Não eximiria os ricos? Apenas pobres morreriam na guerra? E se o governo pagasse para que as pessoas se apresentassem de modo voluntário. Seria a mesma coisa?
Esses temas são tratados, de maneira bem mais aprofundada, em um curso oferecido gratuitamente pela Universidade de Harvard e ministrado pelo filósofo Michael Sandle. Basta ter nível intermediário de inglês para entender as aulas.

Comentários
Postar um comentário