DIVERSOS - QUAL FOI A PRIMEIRA FACULDADE DE DIREITO DO BRASIL ??

                                         INTRODUÇÃO 


As primeiras Faculdades de Direito do Brasil, foram resultado da determinação do Imperador Dom. Pedro I, pela lei de 11 de agosto de 1827. Instalada no Mosteiro de São Bento a Faculdade de Direito de Olinda é a primeira Faculdade de direito do nosso país, juntamente com a Faculdade de Direito de São Paulo, pois simultaneamente foram criados, dois cursos de ciências jurídicas e sociais na cidade de Olinda e de São Paulo (Faculdade de direito de São Paulo - Largo de São Francisco), por isso discute-se qual faculdade é a mais antiga, desta forma costuma-se dizer que ambas são as Faculdades de Direito mais antigas do país, além do mais foram fruto e resposta a mesma lei. 

A faculdade de Direito de Olinda foi instalada no dia 15 de maio de 1828 no mosteiro de São Bento, em dependências cedidas pelos monges beneditinos, a inauguração foi marcada por grande solenidade e presença de autoridades da época, além das salvas de artilharia, a celebração católica em ações e graças e a iluminação da cidade por 3 dias. 

FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE - 1854
As aulas tiveram início no dia 02 de junho com 41 alunos aprovados nos exames preparatórios. Houveram interessados em várias partes do Brasil e de outros países como Portugal e Angola. Em 1832 com a conclusão do curso tínhamos nossos primeiros Bacharéis em Direito. Em 1854 a faculdade foi transferida para cidade do Recife capital de Pernambuco, a foto ao lado mostra o prédio com imagens da época. 



-
FACULDADE DE DIREITO DE SÃO PAULO-1828

A faculdade de Direito de São Paulo também fruto da lei do Imperador também foi muito importante para o país e seus estudantes foram significativos em inúmeros movimentos políticos e sociais da história brasileira. Destaca-se a biblioteca que mesmo antes da inauguração da Faculdade já tinha acervo de livros montado pelos frades franciscanos e tornou-se a primeira biblioteca pública do São Paulo. 


Essas Faculdades foram criadas para formação de governantes, ocupantes de cargos públicos destinados a administração do Estado brasileiro que havia conquistado a independência recentemente, precisávamos formar pessoas e capacitá-las para vida pública. O Brasil começava a mudar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIREITO EMPRESARIAL - RECUPERAÇÃO JUDICIAL

DIREITO CONSTITUCIONAL - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DIREITO CIVIL - ENFITEUSE